MixLit 49: Uma moça às voltas com um problema

Ela voltou-se ligeiramente, olhou-me, e o seu rosto teve sobre mim um efeito extraordinário. Parecia envolver-me e rejeitar-me ao mesmo tempo. Como se fosse um personagem de sonho, próxima e intangível. Os seus olhos comunicavam1 não-me-toques, não-me-deixes, não-te-esqueças-de-mim2.

Finalmente, rompeu o silêncio, sem tirar os olhos dos meus olhos atônitos3:

– Por acaso temos direito à palavra? E por mais que a tivéssemos, de que valeria?4

Fez um monte de travesseiros ao canto da cama, perto da luz e, fincando o cotovelo neles5, terminou de anotar no caderno o que precisava anotar, guardou seus folhetos, desligou o abajur da mesa de cabeceira e adormeceu com a cabeça apoiada no meu ombro. Fechei os olhos6.


1 Inês PEDROSA. Os íntimos. Rio de Janeiro: Alfaguara/Obetiva, 2010, p.95.

2 Diana de HOLLANDA. Dois que não o amor. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2007, p.55.

3 Tatiana SALEM LEVY. Shabat. In: Primos. Organização de Adriana Armony e Tatiana Salem Levy. Rio de Janeiro: Record. 2010, p.293.

4 Paulina CHIZIANE. Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras. 2004, p.154.

5 Rachel de QUEIROZ. O quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010, 90ª edição, p.12.

6 Adriana LISBOA. Azul-corvo. Rio de Janeiro: Rocco. 2010, p.187.

Imagem: Foto de Maria Beatriz Machado.

TEXTO E IMAGEM PUBLICADOS ORIGINALMENTE NA REVISTA PESSOA  EDIÇÃO 2, DE MARÇO de 2011.

4 responses to this post.

  1. Posted by Lavine on 15 15UTC junho 15UTC 2011 at 8:29

    Interessante como sempre.
    Um abraço.

  2. Obrigado, Lavine. Um abraço.

  3. Leo,

    Como sempre, lindas e líricas imagens.
    Grande abraço,
    Carlos Eduardo

  4. Que bom, Carlos, são uma honra suas visitas.
    grande abraço.

Deixe um comentário

