MixLit 35: Gente velha

Sempre que vejo gente velha, especialmente meu pai, sinto que não estou nem mais nem menos perto da morte do que qualquer um deles, e isso me deixa profundamente inquieto: eles me fazem pensar que talvez eu tenha1 essa expressão fria e a mil léguas de distância da sensação presente2.

Com seu jeito tranquilo, minha mãe3 havia chegado à terceira idade e continuava desinteressada de esportes, ginástica, clubes de dança, enfim, do que cheirasse a “lazer para velhos que, divertindo, melhora a saúde e prolonga a vida”4.

– Sou a favor de qualquer coisa que me ajude a viver melhor. Mas bem no fundo, todos, em qualquer momento, sabemos mais ou menos o que está acontecendo.

– E o que acha que está acontecendo agora? – perguntei.

Sentia a sua mão na minha cabeça, mexendo no meu cabelo5.

– Deus vos abençoe, meu filho6.

Era preciso traçar-lhe novos horizontes7.

____________________

1 João Paulo CUENCA. O único final feliz para uma história de amor é um acidente. 2010. Companhia das Letras. São Paulo. 2010, p.82.

2 STENDHAL. O vermelho e o negro. 1830. Tradução de Raquel Prado. CosacNaify. São Paulo. 2008, 2ª edição, 1ª reimpressão, p.301.

3 Ian MCEWAN. O jardim de cimento. 1978. Tradução de Jorio Dauster. Companhia das Letras. São Paulo. 2009, edição de bolso, p.18.

4 Adélia PRADO. Filandras. 2001. Record. Rio de Janeiro. 2001, p.125.

5 Gabi MARTÍNEZ. Sudd. 2007. Tradução de Mario Fondelli. Rocco. Rio de Janeiro. 2010, p.318.

6 Francis BACON. Nova Atlântida. 1627. Em: Bacon – Vida e obra. Tradução de José Aluysio Reis de Andrade. Nova Cultural. São Paulo. 1999, coleção: Os pensadores, pg.245.

7 João MELO. Crônica verdadeira da língua portuguesa. Sem data. Em: Revista Pessoa. Mombak/Imprensa Oficial. São Paulo. 2010, p.19.

Deixe um comentário

