MixLit 31: Antes, antes que aconteça

Houve uma porção de enforcados

E as caveiras espetadas nos postes(1).

Entre as formas decrépitas do povo(2),

num rosto tropecei mais porpurino.

“Por que me feres?”, disse o réu, chorando:

“Se não vens agravar meu sofrimento

Por Montaperti, não me vás pisando(3).

Enquanto como um rato

tu podes ouvir e ver

de teu buraco(4)

o mulato.”

Sem nome, desce a ladeira,

rearrumando os ossos (5)

antes que o mundo termine.

Antes do involuntário

adeus

me adianto e saio(6).

_____________________

1. Oswald de ANDRADE. Poesias Reunidas. 1924-1946. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 1978. p.94.

2. Augusto dos ANJOS. Eu & outras poesias. 1912. Itatiaia. Belo Horizonte/Rio de Janeiro. 1982, p.93.

3. Dante ALIGHERI. A divina comédia. Volume 1 – Inferno. Início do séc. XIV. Tradução de Cristiano Martins. Itatiaia/USP. Belo Horizonte/Rio de Janeiro/São Paulo. 1979, p.384.

4. Ferreira GULLAR. Poema sujo. 1975. José Olympio. Rio de Janeiro. 2006, p.65.

5. Claufe RODRIGUES. Amor e seus múltiplos. Record. Rio de Janeiro. 1997, p.61.

6. Paula CAJATY. Sexo, tempo e poesia. 7Letras. Rio de Janeiro. 2010, p.23.

Imagem: Por snaphappy64.

2 responses to this post.

  1. […] Leo Villa-Forte acaba de me remixar no blog MixLit ! O texto desta semana foi feito só com poetas e tem um trecho do poema ‘Fim de […]

  2. […] Leo Villa-Forte acaba de me remixar no blog MixLit ! O texto desta semana foi feito só com poetas e tem um trecho do poema ‘Fim de […]

Deixe um comentário

